O WhatsApp funciona com chip bloqueado?

O WhatsApp funciona com chip bloqueado? O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, chegou ao mercado mundial de tecnologia em meados do ano de 2009, sendo um aplicativo muito utilizado em todo o mundo por milhões de usuários. Como todo aplicativo de formato internacional, ele possui uma estrutura gigantesca.

Por se tratar de um aplicativo relativamente novo no mercado, estamos falando de cerca de 12 anos de existência do mesmo, muitos usuários ainda possuem diversas dúvidas em relação à sua ativação e manutenção no aparelho celular, dentre elas, se o aplicativo WhatsApp funciona com chip bloqueado.

WhatsApp funciona com chip bloqueado

WhatsApp funciona com chip bloqueado
Como posso evitar o bloqueio do chip

Se o aplicativo WhatsApp já estiver devidamente instalado e ativado no seu aparelho celular, quando houver o bloqueio do chip pela operadora telefônica, sim! O WhatsApp funciona com chip bloqueado

Ele irá funcionar normalmente se o aparelho celular estiver recebendo o sinal de internet via redes Wi-Fi, ou seja, mesmo que você tenha um celular sem chip é possível utilizar o WhatsApp. 

Veja também: Como ativar WhatsApp com chip bloqueado

Ele somente não irá funcionar se for necessário fazer a ativação de um recém baixado aplicativo do WhatsApp, com o uso de código de verificação com o chip já em status bloqueado. 

Nesse caso, especificamente, o chip precisará estar ativo para que ocorra a verificação do número, já que o código de verificação é enviado pelo sistema SMS, assim é impossível realizar a solicitação de código.

Mesmo parecendo um detalhe tedioso, essa verificação garante a segurança e privacidade do usuário já no primeiro contato com o aplicativo. Mesmo parecendo um pouco exagerada, ela existe apenas para garantir a melhor experiência que o WhatsApp pode oferecer para o seu usuário.

O aplicativo WhatsApp se preocupa muito com seus usuários e sempre se modifica e redescobre em prol de garantir melhorias na excelência em segurança.

Como posso evitar o bloqueio do chip

Um dos maiores motivos que acarretam no bloqueio do chip de um aparelho celular é quando o chip é de uma conta pré-paga, e o usuário não coloca créditos constantemente no número.

Mensagens de alerta são sempre enviadas pelas operadoras avisando sobre esse possível bloqueio, mas com a correria do dia a dia e múltiplas tarefas, podemos não nos atentar para aquelas antiquadas mensagens de SMS que nos são enviadas.

O prazo para bloqueio por falta de colocar créditos no chip, é definido pela própria operadora telefônica, variando entre si. Por isso, sempre verifique suas mensagens pendentes, para ter certeza que seu chip ativo não seja bloqueado.

Com o número no status bloqueado, é possível reverter esse cenário entrando em contato com a sua operadora telefônica e solicitando a reativação do seu chip.

Caso o bloqueio esteja relacionado à uma linha pós-paga, que está com atraso de pagamento pelo usuário, o processo é o mesmo. É necessário entrar em contato com a operadora telefônica para a quitação dos débitos em aberto e posterior reativação do chip.

Caso o chip esteja bloqueado por qualquer outro motivo, o contato com a operadora telefônica sempre será o meio mais fácil e ágil para prosseguir e tentar solucionar o quanto antes a causa do bloqueio.

O que fazer quando o chip já estiver no status cancelado 

O status de chip cancelado ocorre, depois de um prazo definido pela operadora, do chip com status bloqueado. 

O processo para tentar fazer a reativação do chip em status cancelado deve ser o mesmo explicado anteriormente no caso de bloqueio, contatando a operadora telefônica para entender e resolver as pendências para que a reativação ocorra.

E se não for possível a reativação do chip ou o prazo do cancelamento já ter expirado para ativação

Nesse caso, a última tentativa deve ser a de ir em uma loja física da operadora telefônica e conversar para ver a possibilidade de reativação.

Mas a hipótese mais certa, é a de que você terá que adquirir um novo chip com um novo número de telefone, pois o seu número anterior logo será repassado para outro usuário.

Quando o novo dono do número instalar o WhatsApp em seu aparelho, um novo código de verificação será enviado, e assim que for habilitado, você perderá o acesso ao aplicativo WhatsApp do seu aparelho.

WhatsApp funciona com chip bloqueado sim, mas a situação deve ser resolvida o quanto antes

WhatsApp funciona com chip bloqueado sim, mas irá trazer, futuramente, o bloqueio do seu acesso à ele, mesmo por wifi, quando o número for disponibilizado para outro usuário.

Algumas pessoas não se preocupam porque o bloqueio do chip não altera o histórico de conversas e nem as mensagens de voz do WhatsApp cadastrado no dispositivo móvel, entretanto, conforme destacado isso pode gerar problemas.

Como explicado acima, o uso do aplicativo WhatsApp com o chip bloqueado pode ser feito até a solução definitiva do status do chip junto à operadora, é importante que essa resolução seja iniciada e resolvida o quanto antes para garantir que você possa acessar seu aplicativo WhatsApp sem receio de perdê-lo. 

Após a verificação e resolução das pendências com a operadora, o chip será novamente ativado e o seu uso ao WhatsApp e qualquer acesso será feito da melhor forma possível, evitando qualquer chance de problemas futuros.