Como sair do WhatsApp

Com tantas mensagens pessoais e algumas até confidenciais trocadas diariamente, saiba como sair do WhatsApp. Isso porque, eventualmente, pode ser necessário fazer logoff, caso você esteja usando o WhatsApp Web. Ou, em casos mais extremos, pode ser necessário sair de vez do App, de modo que a conta seja excluída.

Portanto, para te ajudar a resolver essa questão, trouxemos esse artigo explicando como sair do WhatsApp de modo temporário e definitivo. Acompanhe!

Veja também

Antes de saber como sair do WhatsApp, saiba como criar uma conta no App

como sair do WhatsApp
como sair do WhatsApp

Embora a maioria das pessoas já saiba como criar uma conta no WhatsApp e, inclusive, já o utiliza diariamente, algumas ainda não sabem nada disso. Para essas pessoas, o passo a passo logo a seguir é bastante útil. Veja:

  1. No seu celular, tanto Android, quanto iPhone, baixe o app WhatsApp.
  2. Para instalar, siga as instruções da tela, começando com o aceite dos termos de uso.
  3. Em seguida, informe o número do seu telefone celular. Lembre-se do DDD.
  4. Caso haja algum backup a ser restaurado, permita que o app o localize. Sendo o primeiro uso do WhatsApp, não há nada a fazer nessa tela.
  5. Por fim, configure os seus dados pessoais como nome, foto e frase de perfil.

Para começar a conversar com os seus amigos e familiares, adicione os números deles na agenda do celular. Depois disso, inicie uma conversa no aplicativo clicando no ícone específico para isso.

Use o WhatsApp Web no seu computador

Agora que você sabe como criar uma conta no app, saiba como fazer login no WhatsApp Web. Desse modo você pode usar os seus recursos também no computador. Veja abaixo:

  1. No menu principal do WhatsApp, abra “Mais Opções”, clicando nos três pontinhos, se for um aparelho Android. Se for um iPhone, toque em “Configurações”, na engrenagem.
  2. Abra a opção “Aparelhos Conectados” e faça o desbloqueio do app.
  3. No navegador de um computador, digite o endereço web.whatsapp.com e observe que um código QR vai abrir.
  4. Aponte a câmera do celular para o código QR da tela do computador.
  5. Aguarde até o computador sincronizar suas mensagens.

Uma vez concluída a sincronização de mensagens, você já pode usar seu WhatsApp no celular ou no computador normalmente.

Saiba como sair do WhatsApp Web

Depois de fazer login no WhatsApp Web, é importante saber como sair do WhatsApp. Isso porque, o login no WhatsApp Web pode ser feito em vários locais diferentes, inclusive em computadores de outras pessoas.

Portanto, deixar a conta logada em um computador que não seja o seu possibilita que qualquer pessoa veja suas conversas. Evite esse problema tomando alguns cuidados. Veja quais são:

  • Antes de fazer o login no computador, desmarque a opção “continuar conectado”. Assim, ao fechar o navegador ou após um tempo de inatividade, o WhatsApp Web se desconectará sozinho.
  • Depois de usar o WhatsApp Web, clique em “Mais opções”, nos três pontinhos, perto da sua foto. Clique em “Desconectar”.
  • Se não deu tempo de desconectar pelo computador, faça isso pelo celular: como se fosse conectar no WhatsApp Web, vá em “Aparelhos Conectados” e veja onde o seu dispositivo se conecta. Clique em cima e mande desconectar.

Além dessas três opções, lembre-se que o WhatsApp Web é desconectado quando o navegador passa por uma limpeza de histórico. O ideal, de fato, é não deixar o mensageiro logado em computadores de uso coletivo, como no trabalho, por exemplo. No entanto, se você precisar usar, já sabe o que fazer para desconectar.

Veja como sair do WhatsApp definitivamente, no seu celular

A maioria dos aplicativos oferecem ao usuário a opção de encerrar a conta definitivamente. O WhatsApp não é diferente. Entretanto, você deve tomar cuidado com essa opção, já que ela é irreversível.

No entanto, se você realmente deseja saber como sair do WhatsApp definitivamente, veja o passo a passo abaixo para apagar sua conta em um celular Android:

  1. Abra o aplicativo no seu celular.
  2. Em seguida, abra o menu principal, no ícone dos três pontinhos.
  3. Acesse “Configurações”
  4. Agora vá em “Conta”
  5. Por fim, “Apagar minha conta”

Para usuários do iPhone, de modo semelhante, é possível apagar a conta seguindo os mesmos passos. A única diferença é o modo de acesso às configurações, localizada no ícone da engrenagem. Dessa forma, o passo a passo é o seguinte:

  1. Primeiramente, abra o aplicativo no seu celular.
  2. Em seguida, abra as configurações, clicando no ícone da engrenagem, no canto inferior direito da tela.
  3. Abra a opção “Conta”.
  4. Clique em “Apagar minha conta”.

Lembrando, novamente, que essa opção é irreversível. Por isso, se pretende realmente sair do WhatsApp, pense muito bem antes de finalmente apagar a conta.

Caso a intenção seja somente parar de usar o app por um tempo, é possível desinstalar o mensageiro do celular. Além disso, salvando o backup, você pode voltar a usar o aplicativo no futuro, recuperando suas conversas e arquivos de mídia.

Veja o que acontece depois de apagar a conta do WhatsApp

Se você chegou até aqui porque deseja saber como sair do WhatsApp de modo definitivo, precisa conhecer as consequências disso. Além de ser uma ação definitiva, conforme já foi dito, ao apagar sua conta ocorre o seguinte:

  • O histórico de mensagens será apagado do celular.
  • Você vai sair de todos os grupos que estiver.
  • Todo o backup do Google Drive ou do iCloud vai ser excluído.
  • O histórico das suas mensagens enviadas para outras pessoas e em grupos não será afetado no celular dessas pessoas.
  • Alguns dados de registro permanecem armazenados no WhatsApp durante algum tempo. Esses dados, portanto, podem ser usados para questões legais, se necessário.

Por fim, agora você sabe como sair do WhatsApp e quais as consequências disso. Aproveite e escolha o que fazer sem correr o risco de se arrepender depois.