Como instalar WhatsApp no celular novo

Se você trocou de celular recentemente e precisa saber como instalar WhatsApp no celular novo, leia esse artigo!

Aqui você vai aprender como instalar WhatsApp no celular novo e, além disso, vai aprender a usar o WhatsApp Web. Tudo de modo simples, sem complicação. Portanto, aproveite nossas dicas e não esqueça de compartilhar esse post com os amigos.

Veja também

Saiba como instalar WhatsApp no celular novo em 6 passos simples

Como instalar WhatsApp no celular novo
Como instalar WhatsApp no celular novo

Se você trocou de aparelho e quer saber como instalar WhatsApp no celular novo, antes de mais nada, faça o backup das suas conversas, ainda no aparelho antigo.

Depois do backup feito, baixe o WhatsApp no seu aparelho novo. Procure o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular. No caso de celulares Android, na Google Play Store. Já no caso de iPhone, na App Store.

Faça o download e veja abaixo como instalar WhatsApp no celular novo:

  1. Primeiramente, aceite os termos de uso do aplicativo.
  2. Em seguida, informe o número do seu celular, com DDD. Certifique-se de informar o número corretamente.
  3. Se o número estiver certo, um código SMS será enviado. O app vai identificar automaticamente esse código se o chip estiver no mesmo aparelho que está sendo configurado.
  4. Caso o chip esteja inserido em outro aparelho, copie corretamente o código enviado na tela do app do celular novo.
  5. Se houver um backup feito, restaure-o agora. Para isso, o celular novo acessa o local de armazenamento do backup – geralmente o Google Drive.
  6. Por fim, digite seu nome e avance.

Então, agora que você já sabe como instalar WhatsApp no celular novo, pode trocar de aparelho sem medo de perder o contato com os seus amigos que usam o App de mensagens.

Tem como instalar WhatsApp no celular novo iPhone com backup do Android? 

É bastante frequente que, ao deixar de usar um celular Android e começar a usar um iPhone, as pessoas se perguntem como transferir o backup de um aparelho para o outro. O mesmo ocorre quando a mudança é do Android para iPhone.

E a dúvida faz sentido, uma vez que o serviço padrão para armazenar backup e outros arquivos do Android é o Google Drive, enquanto o iPhone usa o iCloud. Ambos os serviços funcionam de modo semelhante, guardando uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais e do sistema.

Esses arquivos, por sua vez, permitem que você troque de aparelho e não perca suas configurações, conversas e mídia salva. Isso porque, ao fazer o login no aparelho novo, usando o mesmo endereço de e-mail do aparelho anterior, tudo é restaurado em poucos minutos.

Entretanto, quando o aparelho anterior era um Android e o novo é um iPhone, o endereço de e-mail e o serviço de armazenamento mudam. Daí surge o problema: o backup será perdido?

Não necessariamente! Mas isso depende de alguns cuidados no momento da configuração do aparelho novo. Veja como fazer a mudança de celular, sem perder o seu backup nos dois casos.

Mude do seu Samsung com Android 10 para iPhone sem perder o backup do WhatsApp

Celulares da marca Samsung, com Android 10 ou superior foram os primeiros a receber a atualização que permite transferir o backup do WhatsApp para um iPhone. Essa transferência inclui arquivos de mídia, foto do perfil e, claro, as conversas com os seus contatos.

Conecte os dois aparelhos via cabo USB-C, com entrada lightning e siga as instruções que vão aparecer na sua tela, do Samsung Smart Switch. Lembre-se, no entanto, que o número usado no WhatsApp deve ser o mesmo em ambos os aparelhos. Além disso, saiba que o recurso funciona do iPhone para Android também.

Aprenda a usar o WhatsApp Web

Você sabia que é possível usar o WhatsApp no seu computador? O recurso se chama WhatsApp Web e já está disponível há algum tempo. É melhor que isso, você sabia que com o WhatsApp Web você continua enviando e recebendo mensagens mesmo que o celular esteja desligado ou sem internet?

Siga nosso passo a passo e veja como fazer o login na versão web do famoso aplicativo de mensagens:

  1. No seu computador, abra o navegador e digite o endereço web.whatsapp.com 
  2. Abra o app do WhatsApp no seu celular
  3. Ainda no celular, abra as configurações do app. No Android, aquele ícone de três pontinhos. No iOS, a engrenagem.
  4. Clique em aparelhos conectados
  5. Agora clique em Conectar um Aparelho
  6. Aponte o celular para a o QR Code que está na tela do computador
  7. Aguarde até que o computador sincronize suas conversas

De fato, é muito simples e rápido conectar o seu WhatsApp ao computador, na versão web. A vantagem fica por conta do novo recurso, que permite continuar o uso do mensageiro mesmo que o telefone fique sem bateria ou sem internet depois do login feito.

Agora que você aprendeu a conectar seu WhatsApp no computador, precisa saber como instalar o WhatsApp no celular novo. E, conforme já foi dito, é muito simples. Continue a leitura e aprenda!

Use aplicativos de terceiros para migrar o WhatsApp e manter seu backup

Usuários de outras marcas ou modelos de Android, também podem migrar o WhatsApp de um aparelho para outro, entre Android e iOS. Para isso, é possível usar alguns aplicativos e softwares próprios para isso.

Entre várias opções, experimente o MobileTrans. Entretanto, esse programa deve ser instalado em um computador. Depois de instalar, conecte os dois aparelhos ao computador e selecione qual é o celular de origem e qual é o celular de destino. Em seguida, siga os passos exibidos na tela e pronto.

Por fim, agora que você sabe como instalar WhatsApp no celular novo, pode escolher a melhor opção para o seu caso e mudar de aparelho quantas vezes quiser, sem perder o seu histórico de mensagens. Aproveite!