Como funciona o Airdrop no iPhone, iPad ou iPod touch

Veja nesse artigo as principais informações sobre o Airdrop. Conheça os seus principais recursos, características e vantagens. Além disso, saiba também quais são os dispositivos móveis nos quais ele pode operar. Veja ainda como fazer uso dele de uma forma simples e rápida.

O que é o Airdrop?

Airdrop
Airdrop no iPhone, iPad ou iPod touch

Quer saber o que é Airdrop? Trata-se de uma funcionalidade que possibilita o compartilhamento de arquivos entre dispositivos da marca Apple. Isto inclui iPhones, iPads, iPods Touch e computadores Macs.

Similarmente ao formato de outros sistemas, o Airdrop exige uma certa proximidade entre os dispositivos para que seja possível a troca de fotos, vídeos e outros dados armazenados.

Como funciona Airdrop?

Basicamente, o Airdrop é um recurso exclusivo para os usuários de dispositivos Apple. Isto facilita muito a transferência de arquivos entre pessoas que utilizam essa plataforma e estiverem próximos fisicamente um do outro.

Assim, permite que esse transporte de dados ocorra a partir de um método próprio. Isto é especialmente útil em situações nas quais os usuários querem preservar o histórico de transferência. Isto porque seu registro fica disponível somente para o remetente e o destinatário.

Veja a seguir como fazer uso desse recurso e ajustar as configurações de seu sistema. Assim o AirDrop pode operar da forma mais adequada.

Dica importante: Veja como atualizar e restaurar dispositivos iOS com 3uTools 

Como configurar o sistema para usar o Airdrop

Inicialmente, antes de utilizar o AirDrop é necessário configurar o sistema para que ele esteja adequado ao seu funcionamento correto. Assim, siga as orientações que estão descritas abaixo:

  • Antes de qualquer coisa, é preciso visualizar se o Bluetooth está disponível em seu dispositivo;
  • Em seguida, veja se o Wi-Fi está conectado. É importante lembrar que, em grande parte dos casos, os Macs estão habilitados para redes Wi-Fi quanto conexão por cabo;
  • Lembre-se que os dispositivos devem estar localizados próximos um do outro para que a transação de dados seja bem sucedida;
  • Caso esteja utilizando dispositivos iPhone, acesse o App “Ajustes”, pressione em “Airdrop”. Em seguida escolha entre as alternativas “Recepção Inativa”, “Apenas Contatos” ou “Todos”;

Como usar o Airdrop no iPhone 11 ou posterior

Veja a seguir como utilizar o AirDrop caso esteja fazendo uso de aparelhos celulares com iPhone 11 ou superior:

Airdrop no iPhone
  • Inicie o seu dispositivo móvel e selecione uma foto ou um arquivo de vídeo;
  • Aperte onde está escrito “Compartilhar”. Lembre-se que, ao fazer o compartilhamento de arquivos, é possível deslizar para os dois lados, podendo selecionar várias fotos de uma só vez;
  • Agora, aperte no ícone onde está escrito “AirDrop”. Não esqueça eu para fazer a transação de dados o outro usuário deve possuir o mesmo modelo de dispositivo móvel que você – iPhone 11 ou modelo posterior;
  • Na etapa seguinte, direcione o seu iPhone na direção do outro telefone celular;
  • Nesse momento, aperte na imagem de perfil que está localizada na parte superior.

A identificação da disponibilidade do Airdrop pode ser feita através dos dispositivos Apple que estão localizados próximos um do outro. Assim eles formam uma espécie de rede.

Dessa forma, caso existam dispositivos próximos aos quais é possível efetuar a conexão para a troca de informações, vídeos e fotos, você vai ver um aviso numerado vermelho no botão AirDrop. Isso mostra que existem dispositivos nas redondezas habilitados para o compartilhamento por meio do sistema.

Isso significa que há vários dispositivos próximos com os quais você pode compartilhar. Toque no botão AirDrop. Em seguida, clique no usuário com o qual você deseja compartilhar. O usuário com o qual queira compartilhar o conteúdo não aparece na sua rede? Neste caso, peça para que a pessoa inicie a Central de Controle em seu iPhone, iPad ou iPod touch. Depois habilite a opção de recebimento de itens.

Nas situações em que a outra pessoa estiver utilizando um Mac, ela deve configurar as alternativas para que se torne visível no AirDrop no Finder.

Como usar o Airdrop no iPhone XS ou anterior, iPad ou iPod touch

Veja a seguir como utilizar o AirDrop para o compartilhamento de arquivos por meio de iPhone XS ou anterior. Além disso, o tutorial a seguir também detalha como fazer esse mesmo procedimento nos dispositivos iPad ou iPod Touch.

  • Inicie o seu dispositivo móvel e selecione uma foto ou um arquivo de vídeo;
  • Agora, inicie um app selecione onde está escrito “Compartilhar”. Da mesma forma que no modelo anterior, aqui você pode deslizar a tela tanto para a esquerda como para a direita e selecionar várias fotos de uma só vez;
  • Na próxima tela que vai surgir, localize e aperte no ícone onde está escrito “AirDrop”;
  • Toque no usuário do AirDrop com quem você deseja compartilhar.

Quantas fotos consigo enviar pelo App?

As sugestões de compartilhamento do sistema permitem que mais de 5 mil itens sejam compartilhados. Isto inclui fotos e vídeos com um tamanho máximo de compartilhamento de 1 GB.

Possíveis falhas na utilização do Airdrop

Você é usuário de um dos sistemas que poderiam rodar sem problemas o AirDrop mas ainda não consegue utilizá-lo da forma mais adequada? Veja a seguir como resolver alguns dos principais bugs e outros problemas. São situações que podem comprometer o desempenho de seu dispositivo.

Confirme se o seu dispositivo está visível para outros aparelhos – Trata-se de algo fundamental para que o usuário com o qual você deseja realizar a troca de informações te veja. Isso, claro, no próprio aparelho. Para ajustar essa configuração, você deve acessar o menu “Ajustes”, apertando em “Central” e depois em “Airdrop”. Depois, selecione a opção “Todos”. Outra forma de modificar a sua visibilidade para outros sistemas é ingressando na Central de Controle.

Desative o modo “Não Perturbe” – Quando esta configuração estiver habilitada o seu telefone celular não poderá nem utilizar o Airdrop. Além disso, ele não será visto pelos outros aparelhos de usuários que possuem o App instalado. Para desativar esse recurso, acesse o menu “Ajustes” e, na sequência, clique no ícone e desabilite a opção.

Desative o acesso pessoal – Quando você está permitindo a utilização do telefone celular como roteador também não é possível utilizar os recursos do Airdrop. Para desabilitar essa configuração, você deve acessar o menu “Ajustes” e depois, “Acesso Pessoal”. Essa funcionalidade também pode ser desligada a partir do acesso ao menu da Central de Controle. Após entrar nessa tela, aperte na pasta de conexões e toque no ícone de “Acesso Pessoal”.

Reinicie a sua internet ou Bluetooth – Como o Airdrop faz uso desses dois recursos, uma solução simples pode ser a reinicialização do sinal dessas duas redes.  Por mais que seja uma alternativa temporária em alguns casos, pode resolver várias situações. Sobretudo as que é preciso enviar arquivos com uma certa urgência.

Redefina os ajustes de rede – Essa alternativa vai resetar todas as suas configurações de internet. Apesar de ser uma solução viável, lembre-se que acioná-la vai demandar que os pontos de acesso à rede sejam modificados do zero. Isso pode levar um certo tempo. Para fazer isso, entre no menu “Ajustes”, pressionando em “Geral”. Depois vá em “Redefinir” e, por fim, em “Redefinir Ajustes de Rede”.

Atualize o seu sistema iOS – As constantes atualizações que são feitas pelo sistema nativo do iOS podem ser fundamentais. Elas corrigem eventuais bugs ou falhas de desempenho do aplicativo. Assim, lembre-se de verificar se o seu dispositivo móvel está com a versão mais recente do sistema instalada. Para conferir se existem novas versões do sistema, basta você acessar “Ajustes”. Depois pressione “Geral”, e por fim, em “Atualização de Software”. Nesse ponto, caso exista uma atualização que não foi baixada ainda, o sistema vai informar na tela que vai se abrir.

Dispositivos compatíveis com o aplicativo

Caso possua algum modelo de celular ou outro dispositivo da Apple, veja a seguir se ele se adequa às especificações básicas para que o AirDrop consiga rodar sem problemas:

  • iPhone: iPhone 5 ou versões superiores;
  • iPad: 4ªgeração ou acima;
  • iPad Air, mini e Pro: todos os modelos;
  • iPod Touch: 5ª geração em diante;
  • MacBook Pro: modelos lançados a partir do final de 2008 (exceto o 17 polegadas Final de 2008);
  • MacBook Air: modelos lançados a partir do final de 2011;
  • MacBook: modelos lançados a partir do final de 2008 (com exceção do MacBook branco lançado no final do ano de 2008);
  • iMac: a partir dos computadores desse tipo lançados em 2009;
  • Mac mini: para modelos lançados a partir do meio de 2010;
  • Mac Pro: a para modelos lançados a partir do início de 2009 (a categoria que possui placa AirPort Extreme), ou meados de 2010;
  • iMac Pro: todos os modelos lançados até o momento da publicação deste artigo.

SnapDrop: uma alternativa ao Airdrop

SnapDrop x Airdrop

O Snapdrop é uma opção interessante para o Airdrop. Ela permite passar arquivos não somente para os celulares e dispositivos Apple. Além disso, também tem integração com sistemas que rodam com Android. A principal diferença é que ele não necessita de nenhuma instalação, ou seja, roda direto do navegador. A única exigência é que ambos os dispositivos estejam conectados à mesma rede.

Trata-se de uma funcionalidade bastante útil para momentos nos quais é preciso transferir arquivos sem depender da velocidade da conexão de redes móveis.